O mesmo Tribunal Criminal Internacional que condenou Putin por crimes de guerra e foi por isso, há apenas um ano atrás, enaltecido pelo bloco ocidental, foi agora ameaçado pelo Congresso dos EUA (que nos últimos tempos se está a assumir como a instituição demoníaca entre todas as instituições demoníacas) quando se soube que a instituição estava a preparar-se para emitir um mandado de captura sobre Benjamin Nethanyau, a propósito do genocídio que as forças sionistas estão a cometer em Gaza.
Em resposta, o Tribunal emitiu uma declaração em que exige que os EUA e Israel parem com as ameaças, comunicado que é, por si só, elucidativo sobre a abominável circunstância:
The International Criminal Court having to release a statement saying to America and Israel “stop trying to intimidate us with threats, that too is a crime” sure is extremely grim. https://t.co/GJbajJweqq
— Omar Sakr (@omarsakrpoet) May 3, 2024
Mas há também relatos que o mandado de captura vai ser congelado, dada a pressão do Capitólio.
Se isso acontecer, o Tribunal Criminal Internacional perde a sua legitimidade jurídica, o seu estatuto independente e qualquer vestígio de integridade. É a morte de uma ideia de direito internacional.
Os dois alexandres comentam o assunto.