Glenn Greenwald, Alexander Mercouris e Glenn Diesen discutem a intensificação belicosa da retórica e das iniciativas do bloco ocidental em relação à Russia. Todos mostram alguma perplexidade perante os riscos insanos que as elites políticas dos estados membros da NATO estão a correr, e que podem muito bem desencadear uma apocalíptica III guerra mundial.
Eu não partilho dessa perplexidade, porque é minha convicção de que a guerra é precisamente o objectivo. Aliás, a diferença fundamental entre o que se está a passar agora e o que se passou durante a guerra fria, é precisamente esta: Na segunda metade do Século XX, os dois blocos pretendiam evitar a todo o custo um confronto directo. Nestas primeiras décadas do Séclo XXI, o bloco ocidental está em definitivo interessado em desencadeá-lo. Basta comparar a retórica dos líderes ocidentais do passado com a actual, para perceber isso. Como se Putin fosse um ameaça maior que o bloco soviético.
É claro que não é.
Apesar da minha divergência com a perplexidade dos intervenientes, vale completamente a pena ouvi-los, porque são vozes altamente qualificadas, e independentes, com total legitimidade ética e profissional para dissertarem sobre o assunto.