A conversa de três horas entre Joe Rogan e Donald Trump há-de ficar para a história dos media e serve para confirmar a morte dos meios de comunicação social convencionais.
Só no Youtube, o podcast está a recolher quase um milhão de visualizações por hora:
E o principal veículo de distribuição do "The Joe Rogan Experience" é o Spotify, não o Youtube. Daqui a 24 horas este podcast estará a competir com o célebre primeiro episódio de Tucker Carlson no Twitter (agora X), logo depois de ter deixado a Fox News, em Junho de 2023, para o título de objecto mediático mais visto de sempre.A verdade é que todos os candidatos a cargos públicos de topo deviam ser submetidos a este critério do longo formato. Porque proporcionam não só informação mais profunda sobre as suas políticas como permitem uma avaliação das suas personalidades e das suas histórias de vida.
É claro que se em 2010 alguém afirmasse que o mais importante evento mediático nos EUA em 2024 ia ser uma conversa entre o apresentador do "The Apprentice" e o apresentador do "Fear Factor", esse alguém seria imediatamente enfiado num manicómio, mas este é o mundo que temos agora.
Seja como for, eis o podcast que está rebentar com a internet, na sua integridade.