O jornalismo 'amador' bomba que se farta, felizmente, nos tempos ensandecedores em que vivemos embrulhados. Dou um exemplo: o youtuber Jaymez, que já mencionei num outro post sobre o assunto dos 'drones/'orbes', está a fazer um trabalho intensivo de pesquisa que não tem grande paralelo nos media: está de cabeça aberta e em cima do acontecimento, aponta as fraudes quando elas são claras, deixa a audiência fazer juízo nos casos restantes. Mas investiga, escava, insiste, expõe o método e ignora as narrativas mainstream completamente. Está apenas focado na sua pesquisa e em permitir que o seu público pense com a sua própria cabeça. Que faça o seu juízo independente.
Podes ou não concordar com as abordagens que ele propõe, com as hipóteses que postula, com as leituras que faz, porque percebes rapidamente que o objectivo dos vídeos não é esse. A intenção de Jaymez é fornecer informação e rejeitar desinformação (o clip aos 9'58'' é assombroso) .
E isto não é dizer pouco, considerando as máquinas de propaganda e formatação da opinião pública que prosperam por aí.
Este vídeo em particular destaca, entre outros enigmas, o caos que se está a passar nos aeroportos, que aniquila por completo a hipótese maluca de que não há nada para ver aqui e não devemos acreditar no que vemos nem no que raciocinamos porque as 'autoridades' sabem melhor.
Além disso, e aqui entre nós, o puto mantém um tom tranquilo, cool, que compensa a minha veia enervada e agrada imenso à minha sensibilidade.