quinta-feira, fevereiro 06, 2025

Becoming Brigitte.

Candace Owens entrou aqui há coisa de um ano no labirinto da verdadeira identidade do primeiro casal da república francesa. Quem é Briggite? Quem é Emmanuel? Que história é esta do namoro entre um aluno de 14 anos e da sua professora de 40? Como é que isso parece ser aceite como normal e não como um crime? E porque raio é que a infância e juventude tanto de um como de outro são tão inacessíveis? É Brigitte um homem biológico? 

Nas últimas semanas, Candace tem insistido no assunto e na sua investigação e, depois de ter sido inclusivamente ameaçada pelos advogados dos Macron, decidiu avançar com um documentário em vários episódios sobre as suas descobertas. Este é o primeiro episódio, mas a introdução e o segundo segmento estão aqui. E é certo que a série terá pelo menos mais dois episódios.

 

O trabalho de Candace tem sido seguido com grande interesse - ou intensa preocupação - em França, muito porque os poucos jornalistas e documentaristas franceses que se deram a esta impossível missão de biografar convenientemente as vidas dos Macron têm sido bloqueados pelo staff do Eliseu, pelos serviços secretos franceses, pela imprensa corporativa e pelas estranhíssimas e extensas lacunas de informação sobre o passado do Presidente francês e da sua mulher.

Valerá a pena seguir o trabalho da jornalista independente norte-americana, até porque se não fosse substantivo não seria por certo publicado, dadas as ameaças legais que pairam sobre tudo o que possa ser dito ou revelado.