segunda-feira, abril 07, 2025

Preparados para voltarem a pagar a ganância dos senhores do universo?

 

A coisa está negra para os mercados financeiros. O que seria uma boa notícia, não fosse o facto de sabermos que em última análise quem vai pagar isto somos nós e não os senhores do universo, que estão sempre a negociar perto do abismo, sempre a ganhar fortunas com bolhas, sempre a cometer os mesmo erros de cálculo, sem por isso conhecerem castigo, e que manipulam os mercados para deixar cair as recessões nos momentos que mais lhes são convenientes. E parece agora inevitável que vamos ter uma.

Nunca achei que ao tratamento de choque da adminsitração Trump fosse ajuizado, considerando a fragilidade da economia global (e da americana também), mas não o responsabilizo exclusivamente pelo que está a acontecer, de todo. Até porque, compreensivelmente, a Casa Branca quer reduzir as taxas de juro, para manter sustentável o pagamento da dívida americana, e terá que criar muita destruição nos mercados para que a Reserva Federal lhe faça a vontade.

Uma coisa é certa: se a economia global fosse sólida, e não uma intricada rede de esquemas fraudulentos e especulação gananciosa, não eram as tarifas comerciais, que tudo indica vão ser efémeras e que foram implementadas há poucos dias,  que iam causar uma razia destas.