terça-feira, setembro 02, 2025

O leninismo-globalismo em falência técnica.

Os factos são inescapáveis: depois de décadas de governação globalista, o Reino Unido, a França e a Alemanha encontram-se agora a um passo do colapso económico.

O Reino Unido e a França estão prestes a entrar em incumprimento da dívida pública e a Alemanha, que na verdade está em recessão desde 2023, apresenta indicadores económicos assustadores, com as falências a aumentarem 20% em Julho e o desemprego a atingir 3 milhões de alemães.

Chegámos ao ponto surrealista em que a dívida soberana portuguesa apresenta uma taxa de juro inferior à mesma dívida francesa, ou seja, os investidores acreditam que o Estado português é mais capaz de satisfazer as obrigações financeiras que mantém nos mercados do que o Estado francês, mesmo quando a França tem um PIB dez vezes superior ao produto português.

 As razões da ruína, que são constantemente escamoteadas pelos políticos, pelos economistas e pela imprensa, são óbvias e podem ser resumidas em seis segmentos fundamentais.

 

O Estado corporativo

O leninismo-globalismo assenta necessariamente numa ideia corporativa do Estado, em que o sector público estende um arco sobre a esfera privada para centralizar o poder e dirigir inorganicamente a economia. As empresas privadas pactuam, na medida em que, quando as coisas correm mal, como aconteceu por exemplo em 2007, os governos estão lá para as redimir da sua má gestão.

Esta lógica de poder explica porque é que as grandes corporações trabalham muitas vezes contra os seus próprios interesses, como é o caso claríssimo da indústria automóvel alemã, que Berlim e Bruxelas têm obrigado a uma aberrante espécie de suicídio (os automóveis já não são fabricados para serem desejados pelo consumidor, mas para cumprirem os regulamentos da nomenclatura europeia).

As experiências corporativas de inspiração marxista nunca deram bons resultados económicos, como é historicamente demonstrável. E é discutível que o corporativismo fascista da primeira metade do século XX tenha sido bem sucedido, considerando que o crescimento económico da Itália e da Alemanha nos anos 30 se deveu a uma economia de guerra, que o desenvolvimento infraestrutural da Espanha de Franco não se reflectiu em índices de competitividade empresarial comparáveis aos seus rivais europeus e que a experiência portuguesa de um corporativismo colonial atávico beneficiou mais as colónias do que a metrópole, que permaneceu subdesenvolvida.

Parece também líquido que nenhuma filosofia de desenvolvimento económico inorgânico, centralizada pelo Estado, tenha alguma vez sido frutífera, desde que o Sapiens decidiu cunhar moeda. 

Acresce que o corporativismo fascista centrava-se numa ideia de protecção da nação e dos seus valores, contra interesses individuais (o capitalismo) ou ideológicos (o comunismo). Mas o corporativismo actual, neoliberal, pretende alcançar exactamente o contrário, defendendo os interesses das elites globalistas para prejuízo dos cidadãos e aniquilação das nações. Neste sentido, é uma arma de desmoralização das massas e de desagregação social, e não é credível que povos animicamente vencidos e sociedades culturalmente desagregadas possam triunfar materialmente. Nem que uma forma de dirigismo económico focada em transferir poder e riqueza das massas para as elites possa ser sustentável a longo prazo.

Tanto mais que a experiência corporativa em democracia anula uma das poucas virtudes do corporativismo fascista: a capacidade de planear a longo prazo. Os dirigentes políticos europeus agem de acordo com ciclos eleitorais, que ocorrem a cada quatro ou cinco anos, quando as legislaturas são cumpridas integralmente. Mas o Reino Unido teve quatro governos nos últimos seis anos. A França teve quatro governos nos últimos três anos. Na Alemanha, as breves legislaturas são geralmente cumpridas integralmente, mas em governos de coligação entre a CDU e o SPD, que obrigam mais ao exercício do compromisso político do que à determinação de princípios programáticos, por efémeros que sejam. 

 

Custos sociais e despesismo

Como já foi referido, a inspiração pós-marxista dos poderes instituídos na Europa implica a engenharia social e a correspondente incidência excessiva nos encargos do Estado. Assim, o poder executivo age sobre as sociedades com uma falsa missão solidária e uma genuína volição igualitária, que desvaloriza ou anula o mérito, subvaloriza a iniciativa privada e a criatividade individual e agudiza o deficit das prestações sociais. Esta filosofia de governação pública é extremamente onerosa para o contribuinte, tanto como irrealista face à estruturação demográfica das sociedades ocidentais, onde há cada vez menos activos que trabalham em favor de uma percentagem cada vez maior de inactivos. 

Mais a mais, a lógica imediatista das democracias liberais encoraja a criação de laços materiais com os cidadãos que os tornem reféns dos poderes públicos. Esta estratégia é manifesta através de subsídios, apoios à "inserção" e à "integração", "incentivos" micro-económicos, empregos no sector público, compromissos eticamente discutíveis com o sector privado e etc., que se traduzem depois em capital eleitoral, depositado nas urnas, para sacrifício do erário público.

 

Sobretaxação e burocracia 

Os dois pontos iniciais resultam necessariamente na sobretaxação de cidadãos e empresas, bem como na obesidade virulenta do sector público. A Europa contemporânea assenta num aparelho burocrático que será mais monstruoso do que aquele engendrado pelos sovietes. Temos uma cega e gigantesca e kafkiana nomenclatura em Bruxelas, depois temos os monstruosos aparelhos executivos a nível nacional, e ainda contamos com poderosas e onerosas estruturas de governação local, em muitos casos, como o alemão e o espanhol, fortificados pela lógica federal: governos regionais que operam sob a égide de governos nacionais que operam sob a égide da Comissão Europeia.

O aparelhismo desmesurado gera espontaneamente e sem razão que o justifique, legislação incomensurável que paralisa as sociedades e dificulta, na maior parte das vezes intencionalmente, o investimento e a actividade económica.

O sobredimensionamento dos aparelhos públicos, o pesadelo burocrático que implicam, os custos sociais que assumem, a praxis despesista de que dependem e o protagonismo totalitário que exigem resultam necessariamente numa factura astronómica, que é invariavelmente paga pelo contribuinte.

Quando as corporações obedientes aos mandatos do Estado - e também por isso insolventes - anunciam falências, são os contribuintes que as salvam do colapso. Quando o Estado social revela a sua inviabilidade, o remédio é torná-lo ainda mais inviável, tributando acrescidamente aqueles que o sustentam. Quando as dívidas públicas se tornam insustentáveis, a solução imediata é cobrar mais impostos a quem já é castigado por excesso, até ao ponto da destituição pelo tributo de largos sectores da sociedade.

Em última análise, quando as dívidas soberanas já não podem ser colmatadas de todo, a figura do resgate financeiro pelo FMI obriga a uma agudização dos castigos a que as populações são submetidas para salvar o Estado, com redução drástica e súbita de benefícios, contribuições e serviços públicos, e, se possível, novo ciclo de aumento de impostos. A este tratamento de choque, porém, são poupadas invariavelmente as super-estruturas corporativas e as elites políticas e financeiras que as dirigem.

 

Emissão de moeda e inflação 

Para colmatar os deficits crónicos do seu modelo de gestão, os poderes instituídos têm optado por emitir moeda, assumindo em definitivo, mas de forma insensata, que essa emissão não tem que estar relacionada com qualquer valor colateral, mas apenas com as necessidades da despesa e da dívida públicas.

Qualquer caloiro em economia sabe, ou deveria saber, que o valor da moeda é de carácter religioso, ou seja: vale enquanto as pessoas acreditarem no seu valor. A ideia de que o PIB de uma nação, ou no caso do Euro - de um conjunto de nações, responde pelo crédito da sua política monetária tem funcionado até aqui, porque os produtos nacionais têm crescido, mesmo que marginalmente. Mas num quadro recessivo que perdure no tempo, essa crença pode desaparecer rapidamente.

A emissão de moeda baseada em necessidades de tesouraria traz um outro e grave problema: a inflação. Também é conhecimento de quarta-classe que à liquidez de um dado mercado corresponde necessariamente um aumento dos preços dos bens que nesse mercado são transaccionados. A inflação é, nesse sentido, mais um imposto que os cidadãos têm que pagar para manter o Estado neo-liberal a funcionar. E uma outra forma de destituição das classes médias.

Acontece que o principal instrumento dos bancos centrais para travar a inflação tem sido o de fazer subir as taxas de juro. O que só contribui para a insustentabilidade das dívidas soberanas. Que obrigam os estados a aumentar impostos, num ciclo vicioso de empobrecimento.

 

Desindustrialização, crise energética e russofobia

O globalismo que infectou o dirigismo económico no Ocidente teve duas fases. A primeira foi a de exportar os meios de produção para países de mão de obra barata. A segunda foi de importar a mão de obra barata. Os dois processos, que parecem diametralmente divergentes, tiveram porém um mesmo resultado: a devastação da capacidade produtiva das nações europeias e do seu potencial de prosperidade per capita, bem como o desemprego da população nativa.

Por outro lado, a obsessão escatológica das elites neo-liberais com um alegado (e fabricado) apocalipse climático levou à decapitação dos impulsos tecnológicos e industriais que tinham oferecido à civilização ocidental os seus recordistas índices de prosperidade material. 

O maniqueísmo ambiental obrigou à reconversão forçada dos sistemas industriais alimentados por combustíveis fósseis abundantes e baratos, ao irracional fecho de centrais nucleares e à implementação, com carácter de emergência existencial, de uma indústria de energias ditas "verdes" ou renováveis, que são incomensuravelmente mais caras e menos fiáveis, para incomensurável prejuízo de consumidores finais e empresariais.

Acrescentando dor ao sofrimento, o globalismo-leninismo decidiu fazer a guerra àquele que era o seu primeiro fornecedor de petróleo e gás. A decisão, acima de tudo baseada em factores ideológicos, não só abriu uma crise energética brutal na Europa, encarecendo ainda mais os preços, como implicou um interminável fluxo de fundos financeiros para a Ucrânia, num contexto já de si recessivo.

Os sucessivos pacotes de sanções decretados desde 2022 pela União Europeia e pelo Reino Unido contra  as exportações, os activos e os interesses comerciais russos tiveram ainda por cima efeitos inversos aos que eram desejados: a Rússia tem apresentado em média índices de crescimento económico muito superiores àqueles que a União Europeia tem para apresentar, mesmo quando falamos de indicadores relativos, como o poder de compra ou o PIB per capita. É hoje claro que essas sanções prejudicaram mais a Europa do que a Rússia, mas ainda assim, Bruxelas, dando sinais do autismo que caracteriza a sua actuação, insiste num vector claramente contraproducente e está a preparar um 14º conjunto de sanções. 

A russofobia tem inúmeras incidências negativas no contexto deficitário dos países europeus. Talvez o exemplo máximo desse processo autofágico será Friedrich Scholz, que perante uma economia recessiva, achou por bem endividar mais o seu país para aumentar a despesa na defesa e financiar acrescidamente o regime Zelensky. 

 

Imigração e desagregação social

A segunda fase do globalismo que referimos no segmento anterior teve como consequência a abertura de fronteiras aos migrantes provenientes do norte de África, do médio-oriente da da Ásia.

Esta inédita e, por isso, histórica decisão de invalidar as fronteiras das nações, justificado pela falência previsível, a médio prazo, do Estado social europeu e pela alegada necessidade das empresas de mão de obra não qualificada, teve impactos trágicos na civilização europeia.

Há que dizer desde já que as premissas económicas que justificaram a abertura à imigração massiva são falsas. A entrada de milhões de pessoas despreparadas para as exigências performativas e culturais do mercado de trabalho europeu implicou um esforço acrescido das contribuições sociais e não um alívio desses mecanismos. E as empresas só começaram a precisar de mão de obra não qualificada por três motivos: 

- Para despudoradamente aumentarem os lucros ao baixarem os custos da mão de obra;
- Porque os estados estavam a subsidiar os cidadãos nativos ao ponto esquizofrénico de estes equacionarem que tinham prejuízo em trabalhar;
- Porque se criou a ideia disparatada que as sociedades ocidentais precisam desesperadamente de paquistaneses para conduzirem táxis e entregarem fast food ao domicílio.

O impacto da desagregação causada por esta ideia peregrina, sustentada por nenhum exemplo histórico bem sucedido, de que a diversidade religiosa, étnica e cultural, sem integração, é um factor de resiliência das sociedades, está na verdade por ser avaliado, mas já temos sinais do desastre, dada a agitação política e social que se vive hoje na Europa.

 

Autismo e autoritarismo

O argumento de que a abolição do conceito de nação, que se traduziu na primeira invasão patrocinada pelos povos invadidos da história da humanidade, seria um factor de prosperidade económica sempre foi de racionalidade exígua, mas a sua insustentabilidade é cada vez mais evidente, até pelos três casos de falência técnica que deram origem a este texto.

Não é porém de esperar que as elites leninistas-globalistas que nos conduziram até ponto de degradação material e cultural recuem no seu projecto de cinzas. Pelo contrário, há que equacionar que a destruição do tecido sócio-económico faz parte do seu projecto. Porque, como já foi referido, o corporativismo neo-liberal tem como objectivo último o favorecimento das suas elites e não dos povos que as sustentam.

E há necessariamente que esperar uma reacção autoritária e repressiva das "autoridades" quando o descontentamento dos povos for manifesto nas ruas, como aliás já acontece no Reino Unido. 

As coisas vão piorar muito, antes de melhorarem. Terão necessariamente que piorar muito, tanto quanto for necessário para que os povos recuperem a coragem que é precisa para voltarem a ser senhores dos seus destinos.