terça-feira, outubro 21, 2025

Mais propaganda.

Escrevi recentemente sobre a explosão de conteúdos propagandísticos na imprensa conservadora, que antes da chegada ao poder de Trump criticava a imprensa corporativa por servir cegamente os poderes instituídos, e agora está a seguir exactamente o mesmo caminho.

Eis um exemplo, vindo do National Pulse, que não há muito tempo era uma das fontes de referência do Contra:

Tudo nesta manchete é falacioso. O que se passou nos mercados financeiros é que as empresas australianas que minam estas terras raras viram as suas acções valorizadas, o que é normalíssimo mas que não quer dizer, como o headline sugere, que todo o mercado financeiro de minerais raros tenha subido. E o negócio que Trump fechou com a Austrália não vai colmatar de todo a dependência das indústrias norte-americanas em relação à produção chinesa, por uma razão muito simples:


A administração Trump vai ter que, mais cedo do que tarde, ceder na guerra comercial com a China, caso contrário, desde frigoríficos a telemóveis, tudo vai ficar muito mais caro, e as tecnológicas americanas vão sofrer a bom sofrer com a raridade dos minerais raros...