segunda-feira, outubro 20, 2025

O embuste woke da Plenitude.

A ideia de nicho de mercado está a ser levada a um limite woke por esta companhia espanhola que opera no nosso país sob a nomenclatura Plenitude Portugal.

A Plenitude objectiva a distribuição e comercialização de electricidade a casais homossexuais e, preferencialmente, a casais homossexuais racialmente interseccionados.

Senão, vejamos os dois comerciais que a empresa produziu e está a veicular:

 

Considerando que a percentagem de homossexuais entre a população portuguesa será de 6%, entende-se, no estrito âmbito do marketing, que a Plenitude, à falta de outros argumentos e virtudes do seu serviço, tenha decidido atacar este alvo, embora se perceba também que os seus objectivos de quota de mercado são deveras modestos.

Mas no estrito âmbito ético, a coisa muda de figura. E porquê?

Porque a mensagem que passa através desta filosofia de casting é absolutamente equívoca: a distribuição eléctrica e a opção sexual dos consumidores de electricidade não são variáveis compagináveis ou interactuantes, ou seja: se eu for heterossexual ou homossexual, a companhia que me liga à rede eléctrica nacional não me presta um melhor ou um pior serviço por causa disso. Uma rapariga branca que viva com uma rapariga negra não tem uma melhor relação preço/watt a propósito da sua união de facto. Os dois homens do primeiro comercial não têm melhor atendimento ao cliente, nem escapam aos apagões, por serem casados.

Até porque, por absurdo, para que isso acontecesse, a companhia tinha que perguntar aos clientes pela sua orientação sexual, e discriminar a qualidade do seu serviço em função desses dados, o que é, até ver, flagrantemente inconstitucional.

Portanto: o que a Plenitude está a vender nestes comerciais não tem nada a ver com o serviço que presta. É apenas pose, ideologia, lavagem de cérebros, normalização da excepção,anúncio de falsas virtudes.

E digo falsas, porque ninguém é mais virtuoso ou menos virtuoso por causa das suas preferências de cama. E porque nenhuma empresa presta melhor ou pior serviço por fazer mercado com essas preferências.

A Plenitude é um embuste woke. E como tal devia ser tratada pelos consumidores portugueses, independentemente das particularidades da sua vida privada.