quarta-feira, outubro 29, 2025

Tão alienados que dão pena.

Este episódio aqui reflecte bem o nível de alienação das elites de Silicon Valley.

Com o presumível objectivo de promover as capacidades alegadamente maravilhosas do seu sistema de IA, o CEO da HyperWrite publicou este post no X:

 

 

Para quem não tem conta na plataforma, o vídeo mostra umas cenas de acção de um jogo absolutamente miserável (a sério: risivelmente mau) criado por inteligência artificial. 

A reacção dos utilizadores não se fez esperar e eu aconselho uma rápida passagem pelos comentários ao post, para se perceber o imenso ridículo em que Matt Shumer caiu.

Um tipo que acha que este absoluto fiasco deve ser publicado como uma forma de promover a tecnologia que lhe deu origem tem que estar de tal forma alienado que é até difícil acreditar que vive neste planeta.

Esta gente é literalmente de outra galáxia. São os extraterrestres que procuramos no universo, só para percebermos que já estão por aqui instalados e que não são assim tão espertos como gostamos de imaginar.

E já agora: quando é que estes fantásticos sistemas, que fazem coisas tão superiores àquilo que os seres humanos são capazes de fazer, que tanto prometem mas que tão pouco oferecem, vão descobrir a cura para o cancro? Ou, para não ser assim tão exigente, algo de realmente útil à humanidade?

Porque até agora, só parecem produzir lixo. Só parecem ser capazes de desenvolver conceitos nefastos. Só parecem operar no sentido da disfunção psicossocial. E muito provavelmente até vão enfiar com a economia global numa recessão tremenda.

Actualmente, tudo o que sai de Silicon Valley é:

a) Merdoso ou
b) Perigoso.