Desde o seu primeiro disco, de 2008, que Mike Jollet e os insubordinados The Airborne Toxic Event têm contribuído pela medida grande para acreditarmos que é muito difícil assassinar o rock. Até os mass murderers que distribuem, com a displicência dos incautos e a arrogância dos duros de ouvido, grammys para isto e EMAs para aquilo, não têm hipótese nenhuma na sua intenção genocida, pelo menos enquanto deixarem gente assim à solta, com liberdade para a explosão criativa.
Mas mesmo os génios têm direito a momentos menores. Such Hot Blood,
o último trabalho que estes rapazinhos de Los Feliz - LA tinham
editado, em 2013, constituiu uma desilusão do tamanho deste mundo e do
outro. A vingança serve-se, porém, com dois anos de frigorífico: este Dope Machines
(Epic Records - 2015) não é apenas um grande disco. É uma afirmação de talento, coragem e resiliência.
É a prova de que a reinvenção compensa, por muito trabalho que isso nos
dê e por muito desagradável que se apresente o clima, quando saímos
para fora da zona de conforto. Muito apropriadamente, Jollet parece
bastante inseguro e quase consegue ser humilde (o que é uma novidade
nele) logo à entrada, no grandiloquente tema bandeira de Dope Machines - Wrong:
I see the look in your eyes
Am I trying too hard?
Am I doing this right?
(...)
I believe I was wrong
Probably most of my life
Or I'm just hearing it wrong
I’m just watching the fire light
Am I trying too hard?
Am I doing this right?
(...)
I believe I was wrong
Probably most of my life
Or I'm just hearing it wrong
I’m just watching the fire light
O
disco varia loucamente entre o puritanismo electro-pop e a vocação
épica que está no DNA da banda. De tal forma que, em certos momentos,
como em "California", parece que alguém convenceu o Bruce Springsteen a
embebedar-se com os New Order. E, por esquizofrénica que pareça a
mistura, a verdade é que resulta (dores de cabeça incluídas). As
guitarras berram tão alto como os sintetizadores, Jollet
consegue fazer barulho sobre isso tudo e há um constante desiquilibrio
emocional que consegue ser tocante, mesmo quando a intenção não é essa.
Até porque esta terra não é para lamechas. Só os heróis conseguem chegar
até aqui.
Por exemplo, em "The Thing About Dreams",
um tema que tem o efeito de um prozac ao pequeno-almoço, a atitude já é
mais apropriadamente confiante:
And the hell with the rest,
You gave them your best.
You gave them your best.
E está tudo dito. Ou talvez não, porque, para compensar os fãs pela descompensação
psicótica e o brilhantismo histérico que percorre quase integralmente a
duração de Dope Machines, os Airborne Toxic Event oferecem, em anexo,
uma coisa completamente diferente: "Songs of God and Whiskey"
reúne 10 temas acústicos de tom biblíco, que são, por si só, uma
verdadeira opereta do Oeste; um western inteiro de aventuras e
desventuras.
Duas sínteses pelo preço de uma antítese. Eis a definição de um bom negócio, segundo os impagáveis The Airborne Toxic Event.