domingo, setembro 16, 2018

Haikus da Baía #01



O meu cão cego
aprecia a vista:
a virtude da baía
não precisa de olhos bons.


-------------


"A justiça militar
está para a justiça
como a música militar
está para a música"
Diz o meu sogro.

Faço-lhe continência.


-------------


Os sinos chamam à missa
mas a maré não sobe por causa disso.


-------------


Se fossem ainda mais pobres
os meus versos morreriam de fome.


-------------


A mosca é a pior
invenção de deus
e deus é a melhor
invenção do homem.


-------------


O céu nocturno esconde
mais do que mostra.
É por isso que a lua tem as suas fases.

A luz fixa dos planetas
desenha órbitas na escuridão.
E dá-me vontade de foguetões.


-------------


A cadeira de baloiço
que me embala o fim de tarde
faz de mim um ioiô.


-------------


Todas as tardes têm um fim diferente.
A Mãe Natureza nunca se aborrece.


-------------


A traineira arrasta-se
na direcção da doca.
Traz o pregado
que vou comer mais logo.


-------------


O vinho transforma a paisagem.
Depois de três copos a baía
fica ainda mais bonita.