sábado, agosto 08, 2020

Asseto Corsa Competizione: um shot de adrenalina.



Este jogo tem uma história: durante anos e anos, os gamers de suporte PC sempre denegriram os desgraçados das consolas. Principalmente os gamers de suporte PC que se dedicavam à simulação de corridas. Que as consolas não tinham jogos de simulação, mas de arcada. Que as consolas não transmitiam o mesmo realismo nem traduziam fielmente as forças físicas do automobilismo, sendo desenhadas para crianças e adolescentes. Que quem gostava de corridas e de jogos, só podia ter a opção PC. Até porque um dos melhores simuladores de corridas do panorama actual era o Asseto Corsa Competizione, não suportado em consola.
Ora bem: em julho último, o Asseto Corsa Competizione - um jogo estritamente dedicado às corridas GT3 e GT4 - tornou-se disponível para a PS4. E é claro que é um simulador espectacular. E é claro que agora os utilizadores de consolas já não têm que ser massacrados com o paternalismo dos utilizadores PC. Tanto mais que já há dois anos que a PS4 disponibilizava um outro simulador a sério, o Project Cars 2. Tanto mais que os periféricos disponíveis para a PS4 também já são de topo, com a Fanatec a compatibilizar-se com a tecnologia das consolas. Portanto, pilotos PC de todo o mundo: parem lá de chatear a malta.
Falando do jogo propriamente dito: alguns bugs parvos à parte, é um sonho para quem gosta destas coisas. Do comportamento dos carros à incrível fidelidade da sonoplastia, das condições atmosféricas dinâmicas à boa prestação da inteligência artificial, do prazer plástico que as máquinas conseguem transmitir ao condutor virtual, ao susto que experimentamos de facto em cada curva menos bem gerida, esta é uma experiência mesmo, mesmo imersiva. Mesmo, mesmo emocionante.
Estou viciado.