Acho que nunca tinha publicado um clip deste canal, Conversations among The Ruins, que é do melhor que o Youtube tem sobre análise política americana e internacional, feito por pai e filho, Charlie and Peter Erickson, que mantêm invariavelmente um diálogo deveras interessante, intimista sem deixar de ser objectivo, muitas vezes sedutor pela diferença de raciocínio que advém da clivagem etária, mas sempre lúcido, honesto e completamente independente.
Nesta conversa, os Erickson analisam a situação global em rápida intensificação de hostilidades — desde a linha de frente na Ucrânia até o conflito crescente no Médio Oriente. O que acontecerá se a Rússia tomar Odessa e Kharkiv? A intervenção ocidental poderia levar a um conflito mundial? E Israel e a Ucrânia estão mais intimamente ligados do que a maioria das pessoas imagina?
São também exploradas as manobras políticas de líderes mundiais como Macron, Netanyahu e Zelensky, os perigos crescentes para a Moldávia e a Transnístria e a pressão implacável sobre a política externa dos EUA, vinda de todos os lados. Será que Israel poderia provocar uma guerra mais ampla para garantir a sua sobrevivência? Será que a NATO e a Ucrânia estão a planear operações que poderiam desencadear uma guerra mundial? E será que os EUA têm vontade política para forçar um cessar-fogo e diminuir as tensões?
Os cenários são sombrios, ao ponto do filho dizer ao pai: "parece que estamos lixados". E o pai, geralmente mais moderado nas suas análises, concorda.
Porque estamos mesmo lixados, malta.