"The universe is infinite, and therefore full of infinite dangers."
Não sei como nem porquê, nem sei quanto tempo vai estar online, mas descobri no Youtube um filme que me parece bastante recente, até considerando o seu conteúdo científico, e que trata o assunto do contacto com inteligências não humanas de uma forma deveras interessante, que se relaciona com a célebre e assustadora Hipótese da Floresta Negra, uma explicação para o Paradoxo de Fermi que sugere que civilizações extraterrestres existem em abundância, mas permanecem em silêncio, escondidas, por medo de serem extintas por outras espécies mais avançadas e predadoras, num labiríntico jogo de sombras em que as entidades conscientes no cosmos se temem mutuamente, forçando-se ao isolamento.
A fita é de baixo orçamento e tem alguns momentos de falência técnica de produção e edição, mas a história está muito bem esgalhada, e o elenco conta com actores mais ou menos consagrados, como Dennis Quaid, David Thewlis e Isabelle Fuhrman, enquadrados num guião que, a espaços. nos oferece diálogos penetrantes e perturbadores.
O argumento e a realização cabem a Jonathan Sobol, que consegue criar aquilo que eu considero um sólido e sério ensaio de ficção científica, conceptualmente uns furos acima do que tem saído de Hollywood nos últimos anos, com raras excepções.