segunda-feira, janeiro 14, 2019

A caixa que vai mudar o mundo.

Este é o Q System One, o primeiro computador quântico da IBM. É um caixote com 3x3x3 metros que na verdade não caberia no teu escritório, caro leitor, e que não tem ainda grande préstimo porque não devem existir mais que umas cinco mil pessoas no mundo que saibam operá-lo e porque aquilo que consegue fazer não supera, neste momento, o que faz um Apple topo de gama dez vezes mais pequeno, dez mil vezes mais barato e bastante mais amigável.
Mas atenção: A IBM conseguiu criar um modelo técnico que garante estabilidade e estanquidade, permitindo que o sensível e gelado ambiente de processamento quântico - que exige total isolamento e temperaturas próximas do zero absoluto - não seja contaminado ou perturbado. Este é um passo muito significativo para a industrialização de uma geração tecnológica de computadores que vai mudar, radicalmente, o mundo.
Se eu disser que, dentro de 15 a 25 anos, poderemos ir à Worten comprar um computador acessível e facilmente operável, cujo processador seja constituído por qubits* e que por isso oferecerá performances inimagináveis (e sistemas de inteligência artificial que transcendem a ficção científica de agora), não devo estar a sonhar muito alto. A ver vamos.



*Sobre este assunto, no Blogville:
A diferença entre um bit e um qubit é que um bit ou é zero ou é um. Um qubit pode ser, no mesmo momento, zero e um. Mais: pode ser o zero e o um de outro qubit.