domingo, novembro 24, 2013
No paleolítico inferior já percebiam qualquer coisa da música que se ia fazer no século XXI.
Aqui está uma banda vinda dos confins do tempo, para nos esclarecer sobre a música que se fez nos últimos 40 anos. E que se faz agora.
Sly and The Family Stone | Thank You
quarta-feira, novembro 20, 2013
Incentivos ao consumo de Pepsi Cola no mercado sueco.
Este bonequinho aqui pretende exorcizar o Cristiano Ronaldo, pelo
que é submetido a um conjunto de alegorias de gosto muito duvidoso, que
incluem o esmagamento, o esquartejamento por atropelo de locomotiva e a
magia negra. Os criativos contratados pela Pepsi sueca criaram este
objecto viral na expectativa, correcta, de que vendem mais Pepsi na
relação proporcional das sevícias a que submeterem o melhor jogador de
futebol do mundo. Isto porque os suecos, por lamentável acaso, acham que
competem também para o título com uma menina bósnia. E marginalmente
porque, até ontem, achavam que tinham uma equipa de futebol que
impedisse o melhor jogador do mundo de o ser.
Outra vez: se uma agência a operar em Portugal se lembrasse de fazer
qualquer coisa deste repugnante género com a tal menina bósnia, que
gestor de produto, no seu direito juízo, aprovaria isso? Os portugueses
são excessivamente bem educados. E iam beber menos Pepsi.
Quando forem grandes, os suecos querem ser pessoas educadas como nós, os latinos.
terça-feira, novembro 19, 2013
Em direcção ao sol.
O cometa ISON, originário da nuvem de Oort, uma cintura de destroços celestes localizada a 93 triliões de milhas da Terra, está a passar por nós a 234 milhas por segundo, na direcção do Sol. O fenómeno já é visível a olho nu, no céu nocturno. A 28 de Novembro, este monstro de gelo e pó vai ficar tão próximo da superfície solar (apenas 720 mil milhas) que ninguém sabe se sobreviverá à tangente. Se sobreviver, o trajecto de regresso constituirá o maior espectáculo celeste a que a humanidade já assistiu, desde 1680. É que o ISON, a 26 de Dezembro, estará apenas a 40 milhões de milhas da Terra. E vai iluminar os céus.
Mais informação sobre o ISON aqui e aqui.
domingo, novembro 17, 2013
O que encontras no fim da estrada não é propriamente um arco-íris.
Na ressaca do sucesso de "On The Road", a coroa de glória do movimento beatnick, Jack Kerouac perde-se no Big Sur, entre o alcoolismo militante e a falência filosófica de uma geração sem projecto filosófico. O filme de Michael Polish, baseado no livro de Kerouac com o mesmo nome, é belo e eficaz, tanto mais que não tem medo das palavras. E as palavras de Kerouac, que jorram da fonte do desespero como água envenenada por Deus, valem mais que todos os 25 frames por segundo que o cinema possa inventar.
Nem tudo está perdido.
Até o Público, que tem venerado de forma vil e vergonhosa, o primeiro marxista da história da Casa Branca, não consegue esconder a sua desilusão, como podemos constatar aqui e aqui. Mas, obviamente, o leitor esclarecido procurará confirmar a veracidade deste post na imprensa americana. A Casa Branca está em tão maus lençóis que até o órgão oficial do Partido Democrata, a que chamamos Washington Post, serve perfeitamente como showcase do bordel instalado. E quem quiser aprofundar o seu conhecimento sobre o que, a este propósito, se está a passar na América deve ler este artigo do Atlantic. Ou este, porque vale sempre a pena ler o The Economist.
Deus é grande e tem insónias e, na verdade, Obama é tão mau presidente que talvez possibilite um milagre: o regresso da América à sua natural posição ideológica.
sexta-feira, novembro 15, 2013
O pequeno Marcel Proust não tem tempo a perder.
Thursday evening.
My dear little grandfather,
I appeal to your kindness for the sum of 13 francs that I wished to ask Mr. Nathan for, but which Mama prefers I request from you. Here is why. I so needed to see if a woman could stop my awful masturbation habit that Papa gave me 10 francs to go to a brothel. But first, in my agitation, I broke a chamber pot: 3 francs; then, still agitated, I was unable to screw. So here I am, back to square one, waiting more and more as hours pass for 10 francs to relieve myself, plus 3 francs for the pot. But I dare not ask Papa for more money so soon and so I hoped you could come to my aid in a circumstance which, as you know, is not merely exceptional but also unique. It cannot happen twice in one lifetime that a person is too flustered to screw.
I kiss you a thousand times and dare to thank you in advance.
I will be home tomorrow morning at 11am. If you are moved by my situation and can answer my prayers, I will hopefully find you with the amount. Regardless, thank you for your decision which I know will come from a place of friendship.
Marcel.
terça-feira, novembro 12, 2013
Why science goes wrong.
E só um aparte: agora que o Público, com a pretensão própria do Público, vai começar a pedir dinheiro pela edição online (não contem comigo para pagar um cêntimo pelo péssimo jornalismo que me querem vender), o Economist mostra que é possível ter uma edição em print que dá lucro, uma edição online que é paga e uma outra edição online, com muita qualidade, que é de borla.
O que é preciso é que os conteúdos sejam bons. O resto vem por acréscimo.
segunda-feira, novembro 11, 2013
Outra vez os bastardos sem coração.
Heartless Bastards | Only for you
Em Fevereiro de 2012, procurei em vão um clip para esta música gloriosa. Mais que gloriosa, até. Na altura, não havia nada para além da música e da capa do disco. Agora já há video oficial e tudo. Agora que, se calhar, já nem vale a pena. Não toco o vídeo oficial porque é oficial e tudo o que é oficial é aborrecido. Mas esta versãozinha entra bem no meu estado de espírito (que é de bastardo). E faz justiça à grande malha.
Movimento do Tempo Parado
Devia ter sempre comigo uma lista de coisas que se podem fazer sem electricidade.
Sem electricidade parece que a vida pára. E eu não sei viver assim, apagado. Enquanto a lanterna do telemóvel durar sobre a urgência da bateria, posso ir escrevendo este movimento do tempo parado, mas e depois?
A cidade que tem luz ignora-me; a cidade que a EDP poupou ao drama é indiferente para com o cidadão desprovido de fotões e continua animada de brilhos e barulhos que não deixam sossegar a madrugada.
O Eixo Norte-Sul deve estar a gozar comigo.
E o Mexia pode ir para a puta que o pariu.
quinta-feira, novembro 07, 2013
segunda-feira, novembro 04, 2013
Radiação Cósmica de Fundo ou a Grande Muralha de Deus Nosso Senhor.
sexta-feira, novembro 01, 2013
A arquitectura da densidade.
Estas 3 imagens são apenas um fragmento do incrível "Lif in Cities", um projecto de Michael Wolf que retrata a cenografia física e humana de cidades como Hong Kong e Tóquio. Está tudo aqui e vale mesmo a pena dedicar cinco minutos de atenção ao trabalho deste senhor.